Depois do meu fantástico ultimo post os cometários do blog cresceram incrivelmente de 0 (eu disse zero) para 00 (eu disse zero) lembrando que foi um zero a direita. QUE EMOÇÃO!!!!
Se você perguntar para qualquer pessoa que trabalha com telefonia IP qual ATA ou telefone IP ele recomendaria com certeza ele vai dizer algumas marcas bem conhecidas tipo CISCO, AUDIOCODES, POLYCOM.
Galera de boa isso aí é muito caro, quem tiver dinheiro pra comprar faz certíssimo em comprar agora quem é da FAVELA compra o que pode e uma das marcas com qual tenho trabalhado a uns 3 anos é a GRANDSTREAM e sinceramente gosto muito (lembrando que pro foco do meu serviço ele atendente super bem, as vezes o serviço de outra pessoa precisa de outro equipamento).
Uma das coisas que eu realmente gosto da GRANDSTREAM é a atualização de firmware pois ela é uma das únicas empresas que informa o que esta sendo corrigido, adicionado ou modificado diferente dos outros. Sem essas informações não tem porque a firmware ser atualizada.
Quando você arranca fora aquele PABX velho e podre do cliente (galera não to falando de siemens, panasonic e outras realmente boas, to falando das ruins sem citar nomes claro) e troca tudo pra IP a primeira coisa que ele reclama é: "O TOQUE DE CHAMAR DOS RAMAIS INTERNOS É O MESMO DAS LIGAÇÕES ENTRANTES". Se for um TELEFONE IP você pode responder com certeza assim: "VOCÊ É CEGO PORQUE O APARELHO TEM VISOR E BINA", mas quando é ATA temos que arrumar isso e aqui vamos aprender isso nos aparelhos da GRANDSTREAM.
Vale lembrar que se você tem uma PANASONIC 1232 não a troque nunca a não ser que queime, não faça essa besteira.
Primeiro vamos para o ATA:
Se você ver direito as ultimas opções nas configurações das portas FXS são os "Ring Tones" de 1 a 10 e por padrão ele vem com 2000/4000. Aqui é onde rola a mágica eu uso o valor abaixo mas você pode setar qualquer valor que achar interessante e testar. Troque o valor do Ring Tone 1 para:
c=1000/850-1000/2000;
Clique em Update e Reboot.
No Asterisk basta você fazer o seguinte, antes do Dial para o ramal coloque esta linha abaixo:
exten => _2XX,1,SIPAddHeader(Alert-Info:
Analisando a linha vemos que temos uma máscara para os ramais 2xx e ele enviará um cabeçalho SIP para o localhost com a informação "ring1" e o telefone tocará o "Ring Tone 1". Caso você use o Ring Tone 5 basta seta-lo e alterar a informação acima para "ring5".
Agora vamos para os telefones IP:
Em Account escolha o toque padrão do equipamento na menu "Account Ring Tone", eu costumo usar por padrão o "custom ring tone 2", porem todos os toques padrão da grandstream são horríveis. Esse toque será o padrão para todas ligações que não conterem o cabeçalho SIP enviado antes do Dial.
Em Advanced Settings você escolhe um nome para usar o "Custom ring tone 1" ou o 2 ou o 3, como eu uso o 2 como padrão eu escolho o 3 para ligações vindas de fora ou para ramais e dou o nome de "ring3", mas esse nome pode ser, por exemplo, "abacaxi", pois é na string do asterisk que você defini isso:
exten => _2XX,1,SIPAddHeader(Alert-Info:
Diferente do ATA a string "info=ring3" se refere ao nome que você deu, se fosse abaxi seria: "info=abacaxi".
Bem é só isso e testar. Caso você tenha um ambiente misto com Telefones IP e ATAs você pode fazer a mesma configuração que eu passei dos Telefones IP, mas nos ATAS ao invés de usar o "Ring Tone 1" você usa o "Ring Tone 3" e assim você tem a mesma configuração para ambos.
OBRIGADO A TODOS PELOS COMENTÁRIOS.
Valeu