Demorei pra fazer este post, pois estávamos na empresa com alguns probleminhas e acabei ficando sem tempo.
Bom pegamos um problema com os ATAs da Grandstream HT502 e com outros também (D-LINK DVG-5004, TAITELL TT200DS) onde ocorria o seguinte:
Temos um Dialplan no Asterisk que quando o cliente disca "0 15 XX XXXXXXXX" o dialplan remove a operadora e insere um 0 no lugar ficando "0 XX XXXXXXXX" e nesse mesmo dialplan caso o cliente disque sem operadora a ligação também é completada e se ele discar 12 dígitos o dialplan ignora o 12º digito e manda apenas 11 dígitos para frente.
Bem o que acontecia era o seguinte o cliente discava o numero com operadora que da um total de 13 dígitos, o PABX enviava os 13 para o ATA só que o ata envia para o asterisk apenas 12 e a ligação ia pra outro lugar (porque passava pela regra dos 11 dígitos sem operadora). Após detectarmos isso ativamos os LOGS dos atas e verificamos que o problema era o "tempo entre dígitos".
A maioria dos atas vem por padrão com um tempo entre dígitos de 4 segundos e após aumentarmos para 5 conseguimos resolver 80% do problema e com 6 segundos o problema foi solucionado em 99%.
Esta solução é bem interessante visto que é algo que geralmente passa despercebido pelos olhos de qualquer operadora. Temos que lembrar também que isto fará com que a ligação demore 2 segundos a mais para ser completada em relação ao padrão, mas também pode ser resolvido caso o usuário digito o # após o término da discagem.
Patrick
quarta-feira, 21 de abril de 2010
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