quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Instalando o Cancelador de eco OSLEC

Ahhhhhh! OSLEC LEC LEC LEC

ahahaah Não podia perder essa.

Bom Vou ensinar aqui como instalar o cancelador de eco OSLEC. Lembrando que nesse tuorial eu uso o Debian Squeeze.

Antes de tudo eu usei aqui o pacote Dahdi Linux Complete. Isso deve funcionar em qualquer pacote porém eu só testei na versão 2.5 e 2.6 e o diretorio onde eu extrai o dahdi foi renomeado para dahdi-linux-complete.

Vamos lá:

Primeiro instale alguns pacotes fundamentais (aqui estou supondo que você já tenha um ambiente preparado ou até o asterisk instalado):

aptitude -y install linux-headers-$(uname -r) build-essential linux-source-2.6.32 libncurses5-dev

Após instalar basta copiar os comandos abaixo e colar no seu terminal


tar xfj /usr/src/linux-source-2.6.32.tar.bz2 -C /usr/src
mkdir /usr/src/dahdi-linux-complete/linux/drivers/staging
cp -R /usr/src/linux-source-2.6.32/drivers/staging/echo /usr/src/dahdi-linux-complete/linux/drivers/staging
sed -i "s|#obj-m += dahdi_echocan_oslec.o|obj-m += dahdi_echocan_oslec.o|" /usr/src/dahdi-linux-complete/linux/drivers/dahdi/Kbuild
sed -i "s|#obj-m += ../staging/echo/|obj-m += ../staging/echo/|" /usr/src/dahdi-linux-complete/linux/drivers/dahdi/Kbuild
echo 'obj-m += echo.o' > /usr/src/dahdi-linux-complete/linux/drivers/staging/echo/Kbuild


cd /usr/src/dahdi-linux-complete
make all && make install && make config

Simples assim. Para confirmar se o oslec esta instalado podemos fazer o seguinte:

Ative ele na sua placa lá em /etc/dahdi/system.conf desta forma (lembre de colocar os seus canais abaixo):

echocanceller=oslec,1-15


Feito isso reinicie o dahdi e o asterisk e rode o comando abaixo e caso você obtenha um resultado parecido é porque ele já está sendo usado.

# lsmod | grep oslec
dahdi_echocan_oslec     1426  61 
echo                    3408  1 dahdi_echocan_oslec
dahdi                 188577  133 dahdi_echocan_oslec,xpp,dahdi_transcode,wcb4xxp,wctdm,wcfxo,wctdm24xxp,wcte11xp,wct1xxp,wcte12xp,dahdi_voicebus,wct4xxp,ap400


Ae você seguiu este tutorial e não funcionou. Me contate

Fuiiiiiiiiii



4 comentários:

  1. Eu fiz a instalação do Asterisk 11 via APT-GET, como faço para instalar o OSLEC?

    Eu procurei, mas não encontrei um pacote contendo o OSLEC para ser instalado via apt-get. Nem mesmo um arquivo DEB eu encontrei para instalar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei o OSLEC só instalando conforme o post. Nada de .deb

      Excluir